Blockchain e inteligência artificial são duas tecnologias importantes que já hoje definem o futuro. Ambas essas áreas têm um enorme potencial e podem mudar radicalmente os modos e formatos de trabalho em vários setores. Mas como será a interação entre elas e quais são as perspectivas desse processo?
O mercado de blockchain e IA foi avaliado em 230,1 milhões de dólares americanos em 2021. Agora, espera-se que atinja 980,7 milhões de dólares americanos até 2030, conforme os dados de um artigo sobre a sinergia entre blockchain e IA. Parangat.
A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que permite que computadores realizem tarefas que exigem pensamento intelectual. O blockchain, por outro lado, é um sistema descentralizado de armazenamento de dados que garante a transparência, confiabilidade e segurança das informações. Consideremos como e onde essas tecnologias são aplicadas hoje e o que as espera no futuro.
- No setor financeiro, o blockchain é utilizado para garantir a segurança e transparência das transações financeiras, acelerar os processos de liquidação e eliminar intermediários. A IA é usada para analisar dados, detectar fraudes, prever tendências de mercado e criar produtos financeiros personalizados.
- Na área médica, o blockchain é utilizado para armazenar e compartilhar informações, garantir a segurança dos dados pessoais dos pacientes e melhorar o sistema de gerenciamento de registros médicos. A inteligência artificial é aplicada na diagnose de doenças, análise de imagens médicas, previsão de possíveis doenças e criação de tratamentos individualizados.
- No setor logístico, o blockchain é utilizado para rastrear entregas, gerenciar cadeias de suprimentos, simplificar o processo de documentação e garantir a transparência de toda a cadeia de suprimentos. A inteligência artificial auxilia na otimização de rotas de entrega, previsão de demanda, gerenciamento de estoques e aumento da eficiência dos processos logísticos.
- No setor educacional, a inteligência artificial é aplicada para criar programas educacionais personalizados, cursos adaptativos, avaliação de conhecimentos e auxílio aos estudantes na assimilação do material. O blockchain é usado para verificar realizações acadêmicas, armazenar diplomas e certificados, além de garantir a proteção dos direitos autorais sobre trabalhos científicos.
O blockchain e a IA encontraram ampla aplicação em diversos setores, ajudando a melhorar processos de negócios, garantir a segurança dos dados e aumentar a eficiência do trabalho. Mas qual é o futuro que os espera? Acreditamos ser grandioso. E aqui está o porquê:
Primeiro, a segurança dos dados melhorará. O blockchain proporcionará um alto nível de proteção da informação graças à descentralização e à criptografia. A inteligência artificial, por sua vez, pode ser usada para analisar dados e identificar possíveis vulnerabilidades no sistema. Por exemplo, na China, foi realizado um estudo cujos resultados foram promissores: a IA pode aumentar significativamente a segurança das redes blockchain, identificando vulnerabilidades potenciais e propondo maneiras confiáveis de melhorar a segurança. E o sistema BlockGPT demonstrou sua eficácia única, processando transações a uma velocidade média de 2284 por segundo com desvios mínimos. Isso, por sua vez, torna o sistema BlockGPT ideal para monitoramento de transações em tempo real. Sobre esses e outros exemplos de sinergia entre blockchain e IA — na matéria. Forbes.
Em segundo lugar, a maioria dos processos se tornarão automatizados. A inteligência artificial (IA) pode ser integrada aos sistemas de blockchain para melhorar a eficiência dos processos de negócios. Por exemplo, com a IA, é possível criar contratos inteligentes executados automaticamente sob determinadas condições.
Em terceiro lugar, a qualidade da tomada de decisões será melhorada. A IA pode analisar grandes volumes de dados e oferecer recomendações baseadas nesses dados.
A interação entre blockchain e IA promove o surgimento de novas soluções inovadoras e modelos de negócios, que podem transformar completamente setores e indústrias inteiros. Com o desenvolvimento dessas tecnologias, pode-se esperar uma diversidade ainda maior de soluções inovadoras e melhorias em várias áreas de atividade. Por exemplo, tecnologias DLT são usadas para proteger a saúde dos consumidores através do rastreamento da origem dos produtos. Atualmente, 12 das maiores empresas de alimentos do mundo, como Nestlé, Unilever e Walmart, já implementaram blockchain para rastrear alimentos. E na área da medicina, o sistema de rastreamento baseado em blockchain ajudou a limitar a quantidade de medicamentos estragados em todo o mundo, conforme mencionado no artigo. Forbes.
O segredo para a descoberta de novas possibilidades tecnológicas reside na sinergia entre blockchain e inteligência artificial, destinada a melhorar a automação, a segurança e a integridade dos dados em várias indústrias. A combinação dessas duas tecnologias, apoiada por startups progressistas e grandes corporações, pode revolucionar o panorama tecnológico.